Preciso saber como achar uma certidão de nascimento italiana de 1891

2

Olá!

Meu nome é Pedro, sou brasileiro e estou no processo de tirar minha cidadania portuguesa. Na verdade meu pai está. Ele é neto de português. Já temos todos os documentos do meu pai, dos pais dele e do avô dele, nascido em Portugal. O problema que temos agora é: o avô português dele foi casado com uma italiana.

Com nossa pesquisa, conseguimos uma certidão de óbito dela, mas não temos muita informação com isso. Não sabemos sequer o dia em que ela nasceu. Nessa certidão temos seu nome, Zilda Pereira dos Santos, falecida aos 87 anos no dia 14/10/1979. Isso já indica que ela nasceu entre 1891 e 1892. Além disso, na certidão consta o nome de seus pais, Felis Della Villa e Rosa Della Villa, naturais de Nápoles – Itália.

Pesquisando sobre o sobrenome Della Villa, pude constar que de fato veio dessa região de Campania, o que facilita um pouco. Nosso problema é que o advogado para achar essa certidão cobra cerca de EUR 1000, e é capaz que ele nem ache a certidão. Ela pode muito bem ter nascido num navio vindo para o Brasil ou sei lá.

Como devo prosseguir agora?

Agradeço muito pela atenção!

Comments

comments

2 RESPOSTAS

  1. Encontrar as certidões de antepassados é realmente uma odisséia.
    Posso apenas te desejar boa sorte ou bastante dinheiro para investir no processo porque não sei quanto cobram os profissionais do setor mas Euro 1000 pelo trabalho de procurar em Comune por Comune me parece baratíssimo… só de pensar na canseira e despesas de ir em anagrafe em anagrafe do estado da Campania, (porque lá muitas vezes o telefone é um desconhecido.. kkkk)
    Quem sabe algum leitor que já passou por isso tem algum truque para compartilhar com você… ou algum outro parente pesquisando o nome dos antepassados encontra essa sua mensagem…

  2. Pedro, não tenho muitas informações sobre o seu caso de cidadania porque a minha foi por casamento e dois documentos resolveram tudo. O que posso indicar é um grupo fechado no Facebook, direcionado para pessoas que querem tirar a cidadania italiana por conta própria, gastando dinheiro no essencial. O pessoal é bem bacana e disponível para ajudar, além disso, há inúmeras informações para ajudar. Com certeza lá tem algum caso como o seu. Se a Barbara permitir, posto o link do grupo aqui para facilitar, pois muitos grupos são na real de empresas que realizam o serviço a pagamento… abraço!

Se você sabe, responda:

Please enter your comment!
Please enter your name here