Universidade

2

Olá,

Primeiramente gostaria de saber se existe alguma opção de transferencia de universidade do Brasil para a Itália, e também, queria entender como funciona a graduação por aí, é como aqui no Brasil que fazemos 5 anos de tal curso e já nos formamos, podendo já trabalhar, depois talvez fazer alguma pós-graduação e assim por diante pra se aprofundar ou especificar em algum assunto.

Li em alguns lugares que o sistema na Europa é diferente, queria saber se muda alguma coisa do nosso.

Obrigada.

Comments

comments

2 RESPOSTAS

  1. Oi!

    Na verdade o sistema aqui é um pouco diferente e meio complicado rs..
    Aqui existem 2 tipos de graduação: a laurea triennale seguida pela laurea magistrale e a laurea a ciclo unico..
    a laurea triennale seria mais ou menos como a nossa graduação e dura 3 anos, e a laurea magistrale que vem depois parece com o nosso mestrado e dura 2 anos, antes aliás era chamada de specialistica exatamente pq sao 2 anos onde o aluno vai se especializar em determinado assunto, entao por ex se vc estudou bens culturais na triennale pode escolher na magistrale estudar somente arqueologia, ou somente história da arte, ou somente conservação..
    a laurea a ciclo unico dura 5 anos e significa que vc vai fazer tudo direto mas somente alguns cursos sao assim, como direito por exemplo.
    De qualquer maneira se vc está inscrito na triennale pode automaticamente se inscrever para a magistrale.
    Depois, existem os master que na realidade são mestrados profissionais e parecem muito com os nossos cursos de especialização, normalmente nos master vc faz um estágio formativo no final que ajuda mto para entrar no emrcado profissional. Para ser aceito em um master vc tem que ter feito a triennale ou equivalente (Meu caso, eu tenho bacharelado no brasil e fui aceita) e os masters sao divididos em master de primeiro nível e master de sgundo nivel, o de segundo nivel só pode fazer quem ja fez um de primeiro nível.. e depois tem o doutorado.. para fazer o doutorado vc tem que ter feito uma magistrale ou a laurea a ciclo unico.. nao pode entrar no doutorado quem só fez a triennale ou quem fez um master.
    No seu caso de arquitetura nao estou segura, mas acho que é a ciclo unico, e para a transferencia é possível mas vc tem que consultar o site da universidade que está interessado.. cada universidade funciona de um jeito..
    uma outra coisa importante é que no brasil se terminava a escola em 11 anos e aqui em 12, agora mudamos e nós tb terminamos em 12.. mas quem se formou em 11 anos tem que ter feito pelo menos um ano de faculdade no brasil ou faze rum ano a mais de colégio aqui para poder estudar na Italia, entao se vc ja cursou um ano do seu curso pode pedir a transferencia e começar do inicio aqui se vc ja cursou mais que um ano de repente vale a pena temrinar a faculdade ai e se inscrever em uma magistrale ou em um master aqui.. mas vc tem que cursar pelo menos 4 anos (nao importa quantos créditos ou horas vc fez, mas sim quantos anos sae no seu diploma) de faculdade pra poder se inscrever nos pós graduação.
    O que aconteceu comigo por ex foi que como fiz a graduação em 3 anos e o colegio em 11 somando tudo dao 14 anos.. e aqui eles fazem a escola em 12 e a graduacao em 3 e somando dao 15 anos.. ou seja na Sapienza eles me disseram que eu tenho que validar meu diploma aqui para poder me inscrever em uma magistrale.. o mistério é que eu fui aceita no master em Bolonha.. enfim vc tem que primeiro ver as universidades que está interessado e entrar em contato com cada uma..
    espero ter ajudado apesar da confusao rs

  2. Olá, gente,
    na oportunidade de acrescentar à resposta da Catarina,
    no meu caso, eu fiz um Master de I Livello e depois consegui entrar no Dottorato di Ricerca. Em resumo fiz: faculdade de Jornalismo no Brasil, Master I em Rádio na Sapienza e estou no Doutorado em Comunicação na Sapienza. Para equiparação, estou tentando validar meu Master como Mestrado Profissional no Brasil, fazendo figa, já.

    Já meu marido tinha começado Ed. Física no Brasil, com mais de 1 ano cursado. Com a papelada em mãos (porque todos os docs traduzidos e legalizados são obrigatórios), ele fez uma prova de seleção (tipo o nosso vestibular) e passou. Conseguiu validar todas as cadeiras que havia feito no Brasil e terminou a Laurea Triennale in Scienze Motorie. Agora ele está na Magistrale. abs

Se você sabe, responda:

Please enter your comment!
Please enter your name here