transito de veículos/código de transito/comportamento dos motoristas italianos

1

Estou fazendo um trabalho acadêmico – Faculdade de Letras – UFMG – Belo horizonte – Disciplina: Gramática contrastiva.
Preciso de informações sobre a cultura italiana no transito. Vou fazer um trabalho contrastando as duas culturas: italiana e brasileira em suas atitudes no transito. Já procurei me informar sobre o código de transito da Itália e li reportagens sobre os motoristas em algumas cidades italianas. Gostaria de obter mais informações relacionadas às infrações, sinalizações, tipos de vias e etc. Agradeço a atenção e gostei muito de encontrar o site Brasil na Italia e o Blog da jornalista Bárbara Bueno.

Comments

comments

1 RESPOSTA

  1. Olá Ester, tudo bem?

    Para falar sobre as atitudes no trânsito na Itália é sempre bom destacar que quem mora no norte dirige muito diferente do sul.
    Dirigir em cidades como Nápoles e Palermo pode ser um desafio para um brasileiro ou mesmo um italiano do norte não acostumado com as “regras não escritas”.

    Você encontra o codice della strada, as leis do trânsito italianas aqui:
    http://www.aci.it/i-servizi/normative/codice-della-strada.html

    Seria bacana que houvesse uma unificação dos cartazes de trânsito entre Brasil e Europa para facilitar a vida dos motoristas. Outra coisa que poderia virar tema de estudo é como o Brasil não possui reciprocidade para a carteira de motorista enquanto tantos outros países possuem. Olha aqui a lista dos países que podem fazer a conversão da carteira de motorista (sem ter que tirá-la novamente do início): http://www.mit.gov.it/mit/site.php?p=cm&o=vd&id=308

    Abs

    Barbara

Se você sabe, responda:

Please enter your comment!
Please enter your name here