Seguro saúde

4

Boa tarde, estou indo pra Itália mês que vem, alguns amigos foram pra Europa com empresas de Turismo e me disseram que o seguro saúde é obrigatório, liguei pro Aeroporto e pra empresa aérea me disseram que não é obrigatório, porém fazendo pesquisa na net em alguns sites dizem que é obrigatório este seguro pelo pacto de Shengen. Agora estou em dúvida, este seguro é ou não obrigatório?

Comments

comments

4 RESPOSTAS

  1. Oi Tati

    O seguro saude è obrigatorio sim. Da uma olhada no site do consulado italiano no Brasil:

    CIDADÃOS BRASILEIROS

    Cidadãos brasileiros não necessitam de um visto Schengen para estadias na Itália até 90 dias. No entanto, isto não significa que o ingresso no espaço Schengen seja automaticamente autorizado pois, mesmo que um cidadão esteja de posse de um visto, sua entrada é submetida ao critério das autoridades de fronteira. Em caso de controle na fronteira, poderão ser solicitadas maiores informações e/ou documentos sobre o titular do passaporte/visto que comprovem a sua situação financeira, real motivação para a viagem, previsão de acomodações durante a estadia, posse de um seguro de saúde válido e o efetivo período de permanência.

    Fonte:http://www.consriodejaneiro.esteri.it/Consolato_RioDeJaneiro/Menu/I_Servizi/Per_i_cittadini/Visti/

    Tenho duas dicas pra te dar antes de voce procurar uma seguradora para fazer o seguro saude:

    01) Se voce tiver um cartao de credito internacional, procure saber se eles te oferecem esse serviço gratuitamente, ou a um custo menor.

    02) Se voce for contribuinte do INSS voce podera fazer o seguro gratuitamente no Ministerio da Saude. O Brasil possui esse convenio com a Italia. Eu ja fiz, e ja precisei usar e fui atendida tanto no pronto socorro (fiz exames, recebi medicaçao gratuita) e fui atendida no consultorio medico. Funciona de verdade e nao gastei nenhum tostao.

    Eu aconselho a todos, independente se è obrigatorio ou nao, fazer o seguro medico. Se acontece alguma emergencia e se voce precisar de atendimento medico, ira pagar uma fortuna por isso.

    Um abraço

Se você sabe, responda: