quanto custa para morar no sul da italia

2

uongiornno, Barbara

me chamo Nely e sou doutoranda em saude mental. Tenho uma bolsa de doutorada aprovada para Trieste e como tenho uma filha e não conheço a Italia fico meio em dúvida se devo aceitar.
Uma das coisas que mais me dão dúvida é sobre o quanto se é necessario para morar aí num apartamento seguro, porém pequeno. Iremos eu, minha filha e uma babá. Minha bolsa é em torno de 2300,00 euros mensais e mais uma ajuda de 1300 euros para aluguel de todo o período, aproximadamente 3-4 meses…
pode me dar algumas dicas e até mesmo sobre o custo, o quanto seria adequado ter por mes para vivermos tranquilamente, sem luxo?
grazie

nely

ah,,, acabo de iniciar no italiano, provavelmente irei em julho,,, há algumas escolas para fazer um curso intensivo de italiano em 15 dias para aprimorar, ou acha que é um idioma mais tranquilo de aprender e aulas particulares por 6 meses aqui no Brasil dão conta do recado?

Comments

comments

2 RESPOSTAS

  1. Oi Nely, tudo bem?
    Trieste fica no norte da Itália. Você pretende morar no sul da Itália ou em Trieste? Fiquei com dúvida sobre isso.
    Você pode procurar informações sobre o aluguel de apartamentos em um site como subito.it
    O aluguel de um apartamento de 2 quartos, sala-cozinha deve sair por volta de 700 euros mensais. Isso quando é um contrato de longa duração (em geral fazem 4 anos). Talvez para contratos breves o valor possa aumentar um pouco.
    Ao assinar o contrato de aluguel, informe-se sobre o valor do condomínio e se o “riscaldamento” (aquecimento) e água estão incluídos no valor do condomínio. Peça também ajuda para algum brasileiro que more na cidade, ou melhor ainda, diretamente para quem está dando a bolsa, pode ser que eles auxiliem com informações sobre moradia e adaptação cultural.
    De qualquer modo, com 2300 euros ao mês você consegue viver na Italia. Não sei se sobra para a babá, isso depende do valor que você vai fechar com ela. Aqui na Italia, uma baba sai por 8-10 euros a hora. Não sei como funciona com babá brasileira que você traz, se você pode fazer um contrato de trabalho com ela no Brasil ou se deve ser feito aqui na Italia. Melhor se informar sobre essa burocracia.
    Um abraço
    Barbara

    PS. Sobre o curso de italiano, quanto mais você aprender melhor. Especialmente porque no seu caso, vai lidar com termos tecnicos. Eu sugiro que você faça aulas particulares, vai ocupar menos horas do seu dia e ser mais direcionado para as suas necessidades. Muitas universidades oferecem cursos a baixo custo para os estrangeiros.

  2. PS. Você chega no verão e não vai precisar de aquecimento. Mas muitas vezes o valor é dividido em prestações por todo ano.

Se você sabe, responda: