MORAR NA ITÁLIA

21

Somos um casal de brasileiros com 2 filhos e gostaríamos de morar um ano na Itália. O principal objetivo e conhecer melhor, aprender o idioma e os nossos filhos, 9 e 13 anos, terem a oportunidade de morar em outro país. Aqui no Brasil já estudam em escola americana, portanto tem fluência em português e inglês. A nossa intenção não é trabalhar. Temos como comprovar renda para nossa manutenção e tenho um bom emprego público aqui no Brasil (STF), que não pretendo abrir mão e posso pedir um documento que comprove a minha situação de servidor efetivo do Tribunal. Gostaríamos de morar na Toscana. O que precisamos fazer para conseguir o visto de 1 ano? Por favor, nos ajude, porque pretendemos ir já no 2º semestre, que é quando começa o ano letivo para as crianças.
Abraços,
Cristina

Comments

comments

21 RESPOSTAS

  1. Honestamente não sei dizer qual o tipo de visto que você deve pedir. Espero que algum outro leitor possa te ajudar. Eu sugiro que você peça ajuda em algum patronato da Italia ou diretamente no Consulado.

    Se descobrir a resposta, conte pra gente. Assim aprendo mais uma.

    abs

    Barbara

  2. Olá Cristina!Acabei de ler o seu post de 17/02/2012,meu nome é Cristiane Reis,sou de Curitiba-Pr,tenho 50 anos,e não posso lhe ajudar no que você pede em seu post,mas assim como vocês estou tentando morar na Itália também.Só que no meu caso é um pouco diferente do seu,pretendo trabalhar para poder me manter e estou me oferecendo entre outras coisas de baby-sitter.E vi que vocês tem filhos,e sua situação financeira me parece muito boa.Se precisar de baby-sitter ou mesmo alguém para limpeza de casa,não tenho problemas quanto a isso.Meu objetivo principal é trabalhar,aprofundar meus conhecimentos no idioma e aprender mais sobre a cultura da Itália em diversos aspectos e vivenciá-la.Já conheço a Itália,meu filho morou 9 anos como jogador de futsal e meu sonho é voltar um dia para conhecer mais…Se você não precisar de uma pessoa que lhe ajude por lá,talvez conheça alguém e possa me ajudar.Este site é muito interessante e acabei encontrando seu post.Eu estudo italiano na Puc Curitiba tem mais de 5 anos e sei me virar muito bem na língua italiana,no futuro talvez me torne professora.Meus filhos estão criados,estou me separando e estou recomeçando…Se ficou interessada meu email é crisreis2011@yahoo.com.br,posso lhe dar maiores informações e referências.Desde já obrigado e me desculpe se fui meio”entrona” e não pude lhe dar informações do seu interesse. Obrigado…Cris Reis

  3. Então, eu só dou um conselho NAO VÁ PARA O SUL!!!!
    MORE NO NORTE DA ITALIA…
    EU MORO NO SUL E ODEIO AQUI!!!

  4. Até onde eu sei, não existe um visto para esse tipo de situação. Vocês precisam ter um vinculo com o País, tipo: estudo, trabalho, familiar.
    Fora isso só se for com visto especial…com visto de trabalho(que nesse momento é muito complicado conseguir, por conta do fluxo), as outras formas são, ou com vinculo familiar ou para fins de estudos, este ultimo com permanencia de 6 a 9 meses.
    Melhor forma é se informar em um consulado italiano do seu Estado e ver a melhor forma de conseguir isso.
    É bom fazer isso logo, porque agora se inicia a abertura para pedido de permanencia no país, mas é um processo demorado.

  5. Para ficar mais de 3 meses vc deverá arrumar um emprego e o emprego te dará o visto!!!De outra forma casando la vc fica c visto permanente!

  6. Acho que a opinião sobre o norte e sul é muito relativa. Há 3 anos ‘frequento’ a Itália sempre que estou de férias e que po$$o, conheço o norte e o sul e AMO o sul. Tenho vários amigos, pessoas do bem que sempre me acolhem de braços abertos. Gente calorosa. Já no norte não gostei tanto. Quero conhecer algumas coisas que ainda não vi, mas o sul italiano é sempre minha primeira opção.

  7. Barbara, ainda não estive no Sul da Italia,moro no norte em Veneza, mas meu marido é do Sul e fala muito bem, quero muito conhecer, porque você não gosta do Sul?

  8. A opção como ja disseram seria o visto de estudos.. nao tem outra forma, ja que nao tem cidadania, e nao querem vir pra trabalhar.. Mas pra vir a familia toda todos teriam que estudar! ai ai ai…. dificil ne?
    A respeito do sul, o que acontece é que é dificil arrumar emprego.. a crise afetou muito mais lá do que no norte.. mas em belezas naturais e calor humano, isso sim concordo que é melhor que o norte..

  9. Por tudo aquilo que sei, nao existe um visto que se adeque aquilo que voce pretende…:-( Como jà foi dito, apòs 3 meses vc e sua familia deveriam ter um visto, ao menos que vcs pretendam permanecer na Itàlia ilegalmente….coisa que nao recomendo…
    Quanto ao dilema norte e sul….penso que isso sempre serà motivo de controversia.
    Chega a ser a mesma coisa entre RJ-SP, Brasil-Argentina e assim vai…:-)
    Eu moro no norte, em genova. Nao gosto das pessoas daqui e tb do frio e vento do norte…porém no norte as pessoas sao “mais civilizadas” e as regras funcionam melhor. Nao quero generalizar, mas no norte as pessoas sao “mais frias”, menos brincalhonas…
    Jà no sul, principalmente em alguns lugares é um pouco mais confuso…mas jà as pessoas se apresentam muito mais simpàticas, calorosas e menos preconceituosas…enfim, essa è minha opiniao baseado naquilo que vivo e percebo…a familia do meu marido è do sul e em pouco tempo percebì que algumas coisas se assemelham muuuuuuuuito com o nosso Brasil….mas te posso assegurar que seja sul ou norte, a Itàlia é lindissima e è um pecado que nao esteja passando por um momento polìtico e economico bom…de qualquer forma te desejo sorte…:-)

  10. Oii! normalmente para esse período é concedido visto para estudante, entretanto como se trata de uma família inteira, seria melhor você informar-se no consulado mais próximo, pois são necessários alguns documentos de cada. E como a viagem já está prevista pasa o segundo semestre, melhor agilizar os procedimentos, pois demora bastante. Fui no ano passado cursar um mestrado e solicitei o visto de estudante com muita antecedência e mesmo assim quase não o recebi em tempo ágil. Primeiramente, você deve procurar saber quais documentos são necessários, principalmente se as crianças forem participar de algum curso. Além de comprovar renda fixa aqui no Brasil, é importante uma comprovante de residência ou reserva em hotel onde vocês permanecerão, além do seguro viagem e reserva dos bilhetes de ida e volta, etc

  11. Não é possível ficar 1 ano com visto de turista. As opções seriam de estudante, já tendo comprovante de aceitação da instituição educacional, mas como dito acima por ser para família inteira e pelo visto não permitir trabalhar, deverá ser demonstrado, além do vínculo com a instituição educacional, também o dinheiro para a manutenção da família para o período.
    Uma vez com visto de turista ou outro visto qualquer, não é possível mudar a tipologia de visto na Itália, por isso deverá sair daqui já com esse visto e todas as garantias necessárias para bancar a estadia da família.

    Ah, visto que querem que as crianças estudem na Itália, deverão ter os documentos escolares traduzidos por tradutor juramentado e depois levados ao consulado italiano para serem validados, para posteriormente apresentarem na escola.

  12. A única opção viável é o visto de estudo mesmo, de qualquer forma vcs podem se interessar a realizar algum curso de curta duração aqui na Itália, como italiano, culinária ou enologia. Assim vcs conseguem virem já com o visto e fica mais fácil. Nenhum de vcs (o casal) tem direito a cidadania italiana?!… assim facilitava mais ainda. Eu, meu marido e meus 3 filhos estamos morando ao norte da Itália, na região do Veneto faz 4 meses, e gostamos muito daqui, muito tranquilo e a educação escolar é excelente. Nós tb não trabalhamos por aqui, pois meu marido tem um negócio no Brasil que o permite ficar aqui por um tempo sem precisar trabalhar, más meu marido fez a cidadania italiana aqui e por isso foi mais fácil. Qualquer dúvida ou ajuda pode entrar em contato pelo meu email tamacedo@ig.com.br

  13. Rosa , para passear é uma coisa, para morar é outra diferente!!!Não gosto do Sul onde moro por diversos fatores!!Sempre fui do Rio de janeiro cidade grande e hoje moro em Taranto cidade pequena, povo quadradro e preconceituoso com estrangeiro.Cidade ultra atrasada!!!
    Sair p comer em restaurante p eles é diversao pq nao tem o que fazer na cidade.
    Se quiser me adicione posso te contar mil outros motivos p odiar morar no Sul Da italia .bjs barbaralima72@hotmail.it

  14. Rosa,
    Sou Patricia. Acho valida sua intenção de mudar-se com a família por um ano. Para vocês e as crianças seria realmente muito bom! Minha irmã está com o marido e os filhos em Barcelona, ficará por lá 2 anos. Mas o visto só foi concedido quando decidiram fazer doutorado. Eu atualmente vivo em Palermo, Sicília, sul da Itália, o povo aqui é bem parecido com o brasileiro (embora nós sejamos mais educados), mas antes vivia em Londres e minha entrada também foi com visto de estudante. Pode ser interessante fazerem um curso de italiano ou inglês de um ano por aqui. Existem umas cidades pequenas e bem interessantes de se viver. Se quiser mande-me um e-mail itabrasinternacional@gmail.com e te passo todas as informações sobre escolas de linguas tanto aqui quanto em UK.

  15. Gente, morar e uma coisa PASSEAR E OUTRA!!!
    A CULTURA DO SUL E HABITOS SAO MUITO DIFERENTES DO BRASIL.
    PENSE:Eu morava em uma cidade grande(Rio de Janeiro) e hoje moro em uma cidade pequena (roça) onde o povo tem um preconceito c estrangeiro forte é uma cidade muito atrasada,vc tem q esperar 20 minutos pelo unico transporte da cidade onibus!Nao existe van,metro,kombi ou outro meio so o onibus mesmo!Ou seja se vc nao tem carro ta ferrado….
    Aqui vc vegeta pq a unica diversao deles e sair p comer, nao tem o q fazer!!!!So pensam em comer,dao muito valor as coisas materiais!!!Enfim, so vc morando p ver: é muuito dificil mesmo!!!

  16. vc è louca? pq vc quer morar na Italia se vc esta bem no Brasil? eu moro aqui sou casada com um italiano e sofro preconceito dia e noite as pessoas aqui sao mal educadas e eu fico mal muitas vezes… sofro mto aqui nao venha pra ca nunca vc e seus filhos vao sofrer mto aqui

  17. Carissimos, a Itália está cheia de imigrantes, legais e ilegais, não querem mais pessoas de fora, independente de condição financeira, cidadania tem direito quem é descendente, quem tem um pai, um avô e quando muito um bisavô italiano, mulheres não passam o direito a cidadania a diante.

  18. ola
    estou indo passar 1 ano na Itália
    tenho passaporte europeu
    cansei de tudo aqui quero mudar de ares
    trabalho com patisserie
    vou precisar trabalhar pra me manter
    queria morar na toscana
    preciso de ajuda de vcs

Se você sabe, responda:

Please enter your comment!
Please enter your name here