Moradia e estudos.

1

Gostaria de saber como posso proceder para morar, legalmente, na Itália. Tenho 16 anos e minha avó materna é casada e residente na Itália. E gostaria de saber quais documentos ou o que é preciso para que eu possa permanecer na Itália, estudando na companhia da minha avó. Como devo proceder? Quem procurar e o que requerer?
Também gostaria de saber, se eu estudar na Itália alguns anos ou terminar o ensino médio, e caso retorne para meus país de origem, meu estudo tem valor no Brasil? Ou apenas vale somente na Itália?
Obrigada pela atenção.

Comments

comments

1 RESPOSTA

  1. Em geral existe pouca compatibilidade entre os títulos de estudo brasileiros e italianos. Para dar um exemplo, o “colegial” italiano dura 5 anos… Em geral a papelada e burocracia é grande e existe o risco de você ter que voltar para a escola para ter o mesmo título que já tem no Brasil.

    Além disso, a Itália está em crise, existe pouca perspectiva de crescimento profissional por aqui. Não espere vir morar no paraíso, onde tudo funciona, você ganha bem e tudo dá certo. A mudança é difícil, especialmente nos primeiros anos.

    Sobre o fato da sua avó já ser residente na Itália, não sei se isso pode ajudar ou não. Se não me falha a memória existe um permesso para ricongiungimento familiare, mas não tenho certeza se vale para netos. Acho que vale só para filhos, maridos, etc. Vou compartilhar sua dúvida, quem sabe alguém tem informações mais precisas.

    Boa sorte, seja lá para o que você decidir.

    Abs

    Barbara

Se você sabe, responda:

Please enter your comment!
Please enter your name here