Mobilidade para a Itália

1

Sou de Minas Gerais e estudo na UFOP, provavelmente vou tentar mobilidade… Estava entre Itália e Portugal, mas como já estudo italiano a algum tempo, e meu sonho é ir para Itália, acredito que seja a melhor escolha!
Minha dúvida é: Palermo ou Napoli?
Você tem alguma sugestão? Tem alguma coisa nas duas cidades que chama sua atenção e você mais gosta? rs
Eu tenho um pouco de receio também, por não saber inglês. Muitas amigas minhas que já estiveram aí disseram que os italianos não falam muito inglês, e que se eu for para Itália, acabarei aflorando a língua. Você sentiu dificuldade com a mudança?
Ah, outra coisa! Sabe se há algum custo benefício para estudantes estrangeiros?

Comments

comments

1 RESPOSTA

  1. OI Paloma, tudo bem?

    Existe só a possibilidade de ir até Palermo ou Nápoles? Embora eu goste muito das duas cidades, não acho que elas sejam bons lugares para morar. Ambas fogem do nosso imaginário de “cidade européia”: são sujas, bagunçadas, é mais difícil conseguir trabalho, o serviço público deixa a desejar… Já para quem vai passar férias é outra coisa, são cidades muito charmosas, com um povo receptivo.

    Eu por exemplo acabei de passar 6 semanas em Palermo e arredores, adoro a Sicília quando tenho uns dias livres. Mas para morar? É outra coisa, as necessidades mudam. (No entanto, entre Nápoles ou Palermo, eu prefiro Palermo).

    O inglês ajuda muito porque é um diferencial na hora de arrumar um trabalho. Mas você não precisa saber inglês para morar na Itália porque aqui basta saber falar italiano.

    Mudanças são positivas, mas não são fáceis. Vai ter os dias que você vai sentir saudades do seu mundo seguro e conhecido, mas a experiência fará certamente você enriquecer do ponto de vista pessoal, e melhorar também.

    Sobre os benefícios para estudantes estrangeiros, você precisa ver se existem acordos com a sua universidade ou algo do gênero. Bem, é isso. Um abraço,

    Barbara

Comments are closed.