fazer mestrado na Italia

2

Oi Barbara,
Foi muito bom encontrar o seu site. Ele realmente eh muito bom. Estamos planejando nos mudar pra Italia no proximo ano pra que eu possa fazer o mestrado na area de psicologia social. Estive lendo algumas coisas no site da universitdade de bologna, mas ainda continuo com muitas duvidas. Tais como, sera que o horario de estudo me permite trabalhar tambem? tenho cidadania italiana, sei que posso consegui uma bolsa de estudo, mas sera que muito dificil? Estarei mudando com toda a familia ( meu marido e mais 3 filhos de 3,7,9 anos) a minha outra duvida e que os meus filhos tambem são italianos, mas o meu marido ainda não tem a cidadania, como altualmente vivo no USA gostaria de sua orientação sobre onde dar a entrada no processo dele, aqui ou quando chegar ai? muito obrigada

um abraço

tatiane

Comments

comments

2 RESPOSTAS

  1. Oi Tatiane, tudo bem?
    Que corajosa, mudar com família e três filhos de uma vez. Espero que você tenha uma boa renda para manter todos durante esse período.
    Sobre trabalhar durante a pós, isso depende do curso que você escolheu e da quantidade de horas. Em geral a Universidade Italiana é bem puxada e não é muito fácil trabalhar e estudar, mas lógico isso depende dos sacrifícios que cada um está disposto a fazer.
    Sobre o reconhecimento da cidadania para o seu marido eu sugiro que você consulte um especialista, tente por exemplo com o Fábio do blog Minha Saga, ele está mais atualizado do que eu neste sentido.
    As bolsas de estudo oferecidas pelo Governo Italiano em geral dependem da renda da sua família e das declarações dos últimos anos. Quanto menor a renda da família, menor a taxa universitária.
    Espero ter ajudado.
    Boa sorte,
    Barbara

  2. oi barbara,

    Obrigada pela resposta! voce sabe se a declaração de imposto de renda que faço aqui (USA) serve pra eles fazerem a avaliação da renda familiar?

    obrigada

    tati

Se você sabe, responda:

Please enter your comment!
Please enter your name here