Estudo

5

ola, sou brasielira,tenho 23 anos atualmente moro na Italia (com meu marido), e estava procurando saber como faço para estudar,numa universidade, Ja que tenho apenas o nivel medio no Brasil, ja andei atras de algumas informaçoes parece que è um longo caminho, voçe sabe algo sobre isso? pode me dar alguma dica? Brigada.

Comments

comments

5 RESPOSTAS

  1. Você primeiro precisa reconhecer seus estudos brasileiros na Italia, provavelmente vai ter que cursar mais alguns anos de ensino medio na Italia e depois vai poder entrar na universidade.

    Você pode obter informações no site do Consulado da Italia no Brasil, na Universidade que pretende cursar (procure o centro para estudantes estrangeiros) ou diretamente no Ufficio Scolastico Regionale (CSA) da sua cidade.

    Boa sorte!

    Abs

    Barbara

  2. Olá,
    Bom primeiramente você precisa saber que no Brasil, nós cursamos 11 anos de escola até completar o ensino médio, enquanto na Itália eles cursam 13 anos, portanto se você quer começar uma faculdade ai, você precisa cursar mais 2 anos de ensino médio pra completar os 13 anos. Agora, se você tiver a oportunidade de começar uma faculdade no Brasil, depois de 1 ano de estudo (no caso, 2 períodos completos) você pode pedir a transferência pra uma universidade italiana, porque eles aceitam 1 ano de estudo universitário no Brasil como os 2 anos do ensino médio que você deixou de cursar na Itália, vale mais a pena porque você ganha 1 ano.

    Depois que você tiver cursado 1 ano de faculdade você deve pegar o seu diploma do ensino médio, e o histórico escolar da faculdade, reconhecer a firma de todas as pessoas que assinaram eles e fazer uma tradução juramentada de ambos. Uma vez com os 2 documentos traduzidos, você deve leva-los ao consulado da Itália para que sejam legalizados. Após todo esse processo, você recebe do consulado a sua DECLARAÇÃO DE VALOR. Que é um documento que declara os seus estudos no Brasil, com esse documento você pode dar entrada em uma universidade italiana.

    Se você é membro de algum país da união européia as coisas ficam mais fáceis, mas se você só tiver a cidadania brasileira, então você deve fazer todo o processo de transferência por meio do consulado da Itália. As aulas nas universidades da Itália normalmente começam no começo de Outubro mas é aconselhável que o seu pedido de transferência seja enviado para a faculdade até Junho. Quanto mais cedo melhor, uma vez com o pedido aceito a universidade entra em contato com o consulado que entra em contato com você. Dai a segunda etapa é fazer a pré-inscrição (sempre por via do consulado) e esperar até Setembro quando você deve comparecer a universidade para fazer a prova de admissão. Uma vez superada essa prova, você está dentro 🙂

    Se o curso que você escolher for a “número fechado” então essa prova é SELETIVA. É como se fosse um vestibular, tem um número X de vagas, (normalmente cursos a número fechado são aqueles de medicina, engenharia, direito..) Agora, se o curso for a “número aberto” então a prova não é seletiva, ela é somente para verificar o seu nível de conhecimento, você vai entrar na faculdade mesmo que não vá bem na prova, só que vai ter que participar de aulas relativas as matérias que você errou durante todo o semestre da faculdade, e no final você faz a prova de admissão novamente, e se ainda assim for mal, então você repete o período.

    Espero ter ajudado, boa sorte!

  3. Ola, Barbara muito obrigado pela resposta, seu blog me ajuda muito, espero
    poder estudar aqui na Italia em Breve, seu Blog è um dos meus preferidos.
    Abraços.

  4. Maria, vc ajudou muito, tirou muitas duvidas que tinha
    muito obrigado pela atenciosidade =D
    Abraços..

  5. Oi Brasileira como vai? Eu também já passei por isso! Primeiro vc tem reconhecer seus estudos do ensino médio na Itália, vc precisa aprender italiano de modo geral como gramática, escrita, comunicação etc. Normalmente vc vai competir a determinadas vagas da universidade com outros estrangeiros na mesma situação que vc e possa ser que vc tenha que fazer mais um ano de ensino médio porque no Brasil nós temos 1 ano de ensino a menos que na Europa. Eu me preparei 4 meses para entrar na Universidade, estudando italiano através de um curso de italiano preparatório para exame em Roma. Eu fiz o meu curso de idiomas preparatório para exame em Roma na escola de idiomas Sprachcaffe Language PLUS. Eu fiz cerca de 4 meses do curso de italiano preparatório para exames e posteriormente comecei a realizar os exames para o ingresso na Universidade. Eu moro aqui na Itália já faz um bom tempo e já estou quase concluindo o meu curso.

    Vou te passar o link da escola de italiano

    http://www.sprachcaffe.com/portugues/adultos-aprenda-italiano/italia.htm

    Espero que minha dica tenha ajudado você, bons estudos e boa sorte

    Abração

Se você sabe, responda:

Please enter your comment!
Please enter your name here