Dicas Natal em Roma e Reveillon e inicio de janeiro no sul da Italia

5

Olá Bárbara,

Estou acompanhando as suas dicas no site Brasil na Itália e tenho gostado muito, e vi a possibilidade de consultá-la por email, então…

Estamos eu, minha esposa e um casal de amigos indo pra Itália no dia 23 de dezembro com o seguinte roteiro:

22 – saída Rio
23 – Amsterdan
23 – Chegada em Roma
24-25-26- Roma
27- saida de Roma (de carro)
27 – chegada Amalfi
28-29-30 – Amalfi (e arredores)
31- Saida de Amalfi
31- Tropea
01 – Taormina
02-03 – Taormina
04 -saida de Taormina
04-Falerna
05 – saida de Falerna
05 – Napoles
06 – Napoles
07 – Napoles/Paris
Pode parecer estranho estarmos indo nessa época, mas queríamos ir pra Europa e escolhemos esse roteiro por ser o sul da Itália a região menos fria.

Vamos passar a noite de Natal em Roma e a de ano novo em Tropea.

Já estamos com os hotéis resevados.

As cidades assinaladas acima são as que iremos dormir. Seria possível você nos brindar com dicas para esse roteiro.

Desde já o nosso muito obrigado,
Luigi Troisi

Comments

comments

5 RESPOSTAS

  1. Oi Luigi, tudo bem?

    Admito que o seu roteiro não é muito comum para o mês de dezembro: seria o clássico roteiro para as férias de verão na Itália (ou pelo menos entre abril e outubro), quando essas cidades que você vai visitar estão cheias de vida. O importante é que você tenha consciência que não vai encontrar o agito e badalação típico desses destinos em pleno mês de dezembro e que é uma época em que faz frio e chove, embora nada impeça que você pegue dias deliciosos de sol.
    Por outro lado, nessa época do ano você terá o prazer de ver como são essas cidades na “essência”, com poucos turistas.

    Com exceção de Roma e Nápoles, duas cidades muito frequentadas em qualquer época do ano, muitos restaurantes e lojas fecham no mês de dezembro na Costa Amalfitana ou mesmo em Taormina. É um mês em que o glamour descansa, enquanto brilham as belezas naturais, culturais, artísticas.

    Sobre a Costa Amalfitana, você encontra dicas preciosas em português no site:
    http://bit.ly/costa-amalfitana (eu que fiz a tradução para o português! 🙂
    Confira principalmente a seção “O que fazer”, que tem de dicas de restaurantes a passeios de barco ou trekking (depende do seu perfil). Se você pegar um dia bonito de sol e mar tranquilo, vale super a pena fazer um passeio de barco!
    Sobre os restaurantes, é melhor telefonar antes de sair de casa para ter certeza se eles realmente estão abertos. Os doces da região são famosíssimos, assim como o chef Salvatore De Riso, que tem uma confeitaria em Minori.

    Taormina é uma cidadezinha muito charmosa, panorâmica, com vista para o Etna, e a deliciosa Isola Bella para tomar um solzinho. Já que você estará na Sicilia, por que não visitar outros lugares super interessantes como Piazza Armerina e os seus mosaicos que fazem parte do Patrimonio da Humanidade UNESCO? Ou então conferir os templos de Agrigento? Escrevi um breve artigo sobre meus lugares favoritos da Sicília aqui (incluindo Taormina): http://www.brasilnaitalia.net/2011/06/sicilia-melhor-da-italia.html

    Sobre Roma, eu escrevi um pequeno guia das atrações principais da cidade aqui:
    http://hospedagem.brasilnaitalia.net/roma

    Também me lembro de ter ido em uma pizzaria bem típica em Roma, em Trastevere, que se chamava Ai Marmi. O clima era bem descontraído: todo mundo divide mesas compridíssimas de mármore, a pizza era boa, o lugar movimentado…

    Sobre Nápoles, dê uma olhada neste artigo da Aline Buaes: http://www.brasilnaitalia.net/2011/06/napoles-em-busca-da-beleza-roubada.html

    Ou se você quiser simplesmente ter um cicerone durante a sua viagem, eu sugiro contratar um motorista profissional que fale português e ele poderá te acompanhar, dar explicações, tudo em um carro confortável. Solicite um orçamento através de um formulário de qualquer uma dessas páginas:

    http://guias.brasilnaitalia.net/tours-saindo-de-roma/

    Bem, acho que dá para começar.

    Qualquer coisa, é só perguntar.

    Abs

    Barbara

  2. Olá Barbara, muito obrigado pela sua atenção, mas, especificamente, vc tem conhecimento de algum restaurante interessante em Roma, além da Pizzaria q vc nos indicou, para cearmos na noite de Natal, e também para passarmos a virada do ano em Tropea ou nas imediações?
    Mais uma vez, obrigado,
    Luigi Troisi

  3. Oi Luigi, tudo bem?

    Para o cenone di natale, se você curte restaurantes de hotéis, o do Westin Excelsior é sempre uma garantia. A comida é boa, o serviço ótimo e o preço bastante razoável para a data: 65 euros por pessoa, com vinho, serviço e imposto incluído. Você encontra o cardápio do dia aqui:
    http://www.westinrome.com/it/forms/natalecapodanno_ppc

    Se você prefere mesmo um restaurante, em Trastevere tem um restaurante estrelado (1 estrela Michelan) que se chama Glass Hostaria, onde em geral vale a pena experimentar o menu degustação (nos dias normais sai por 90 euros/pessoa). Precisa checar se está aberto na Vigilia di Natale.

    Uma opção um pouco mais econômica, sempre em Trastevere é La Cornucopia. Eles tem um menu para a ceia de natal por 50 euros por pessoa (http://www.ristorantecornucopia.com/natale24.html).

    Aproveito para lembrar que em geral na Itália se pede primeiro prato, segundo prato, contorno e eventual sobremesa. Isso porque as porções são menores do que nos restaurantes do Brasil, onde é normal escolher apenas um prato. Por isso pode ser interessante já escolher um restaurante com menu a preço fechado ou você facilmente gasta mais do que 100 por pessoa euros na noite de natal. Outra coisa: em geral aqui é mais difícil encontrar por exemplo o tradicional peru de natal. Os italianos em geral comem muito peixe e frutos do mar nessa época. Por isso, se você não come peixe precisa procurar o restaurante direitinho….

    Sobre Tropea, infelizmente eu não conheço a cidade e não posso te dar sugestões. Quem sabe algum outro leitor? Um abraço e boa viagem!

  4. Oi Barbara,

    Passarei o Reveillon em Roma e gostaria de umas dicas de onde fazer esta passagem do ano,um local badalado e com preços acessíveis .

    Grata,

    Michele Amorim

Comments are closed.