Custo de vida em Firenze?

3

Saudações. Tenho acompanhado o site e já li alguns textos da Bárbara Bueno, a qual vive em Firenze. Talvez as minhas perguntas fiquem direcionadas para ela. Tenho dupla-cidadania e estou com planos para me submeter a uma seleção de Doutorado em Direito na Itália. A minha prioridade é Firenze, mas também pretendo participar dos processos seletivos de Bologna e Verona. O curso dura três anos, então caso eu seja aprovado, irei para a Itália com minha família (sou casado e tenho dois filhos, um de nove anos e o outro de quatro). Se tudo der certo, tenho intenção de permanecer na Itália e trabalhar na área acadêmica. Assim, gostaria de ter uma ideia do custo de vida em Firenze, pois tenho uma boa reserva e a utilizarei para a minha manutenção e da minha família durante o período do Doutorado. Obviamente, tentarei um emprego, assim como minha esposa, mas sempre atuo com precaução e preciso fazer alguns cálculos. De longa data tenho vontade de deixar o Brasil, por uma série de fatores. Sei que a situação na Itália, na Europa de forma geral, não é das melhores, mas estou disposto a enfrentar o desafio. Caso alguém possa responder e até mesmo dar algumas dicas, agradeço a atenção.

Comments

comments

3 RESPOSTAS

  1. Oi Eduardo, tudo bem?
    O aluguel de um pequeno apartamento de 2 quartos em Florença sai por volta de 800 euros mais condomínio. Você pode verificar o tipo de acomodação que encontrará por exemplo através do site casa.it na seção “affitti” (aluguel).

    O supermercado depende obviamente de cada um: tem quem passe o mês em 4 com 300 euros, tem quem gaste 800. Você pode pesquisar os preços no site do Coop de Firenze (http://www.coopfirenze.it/) ou Esselunga (http://www.esselunga.it/Default.aspx?esseiaOtp=none ) as duas maiores redes de supermercado de Florença.

    Obviamente tem o custo de telefone, internet, água, luz, gás… que podem estar incluídos no seu condomínio ou não (alguns condomínios incluem esses valores na conta coletiva). Saiba que você vai gastar uma boa cifra com aquecimento, pelo menos uns 800 euros por ano, mas pode ser muito mais, depende de quanto o apartamento utiliza novas tecnologias para evitar a perda de calor e é isolado termicamente além é claro da temperatura que você decide manter em casa e de quanto rigoroso será o inverno (Florença não é das cidades mais frias, mas de qualquer modo, faz frio comparado ao Brasil).

    Bem, essa é a base. Dá para você começar a se divertir.

    Um abraço

    Barbara

  2. Oi, Bárbara. Fico muito grato por sua atenção e pela rápida resposta. Com as informações já posso me planejar melhor. Aproveito para dar parabéns pelo site, pois ele é muito interessante e completo, inclusive indiquei para que minha esposa passe a acessá-lo. Abraço.

Se você sabe, responda:

Please enter your comment!
Please enter your name here