Cidadania Italiana no Brasil

3

Querida Barbara, minha filha é cidadã italiana. Como proceder para fazer minha cidadania?-Ela tem 34 anos, mora em Firenze e eu no Brasil-Tenho 59 anos.Agradeço desde já, aguardando sua reposta.

via e-mail

Comments

comments

3 RESPOSTAS

  1. Você tem duas opções: abrir um pedido no Consulado da Italia no Brasil ou vir para a Italia reconhecer a sua cidadania.

    Se você optar por reconhecer sua cidadania via Brasil saiba que pode levar mais de dez anos. Se a sua filha mora na Italia, é mais fácil fazer o processo via Italia quando você vier visitá-la. Precisa passar uns meses aqui por causa da residência.

    abs,

    Barbara

  2. olá Barbara, agradeço muito pela resposta.
    E na opção de eu adquirir um imóvel na Itália? Facilitaria o processo?
    Desculpe-me incomodá-la de novo, mas continuo aguardando mai esta resposta.
    Agradeço desde já.

  3. Oi Marlene,
    Vou te dar um exemplo: em 2005 eu tive a minha cidadania reconhecida na Italia; eu já tinha aberto uma pasta no Consulado da Italia em 2003 para mim e para minha mãe. Minha mãe só obteve a cidadania italiana reconhecida no mês passado ou seja praticamente 8 anos depois.
    Não saberia te responder sobre o andamento dos processos para quem se inscreve agora e imagino que a questão imobiliária não tenha nada a ver com o reconhecimento de cidadania.
    Minha sugestão é que você procure um patronato da sua cidade. Eles são informadíssimos com as últimas novidades e vão poder te orientar. Detalhe: o serviço é totalmente gratuito.
    Um abraço,
    Barbara

Se você sabe, responda:

Please enter your comment!
Please enter your name here